O MUNDO FANTÁSTICO DE R. F. LUCCHETTI
Marco Aurélio Lucchetti
Rubens Francisco Lucchetti, ou simplesmente R. F. Lucchetti, como é mais conhecido, nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, pequena cidade do estado de São Paulo, em 29 de janeiro de 1930.
Ele é um autodidata que, desde outubro de 1942, quando foi publicado seu primeiro texto, “A Única Testemunha”, vem se dedicando a escrever principalmente histórias de alguns gêneros pouco cultivados pelos autores do nosso país: Detetive & Mistério, Horror e Suspense.
Escreveu cerca de cem obras autorais (muitas delas ainda se encontram inéditas), que, a partir de 2014, começaram a ser republicadas em suas versões integrais.
Escreveu também inúmeros seriados de rádio, mais de cinquenta scripts para a televisão e cerca de três dezenas de roteiros para filmes. Seu atual parceiro no Cinema é Ivan Cardoso, para quem roteirizou os premiadíssimos O Segredo da Múmia (1982) e As Sete Vampiras (1986).
Graças ao curta-metragem O Papa da Pulp: R. F. Lucchetti – Faces e Disfarces (1999-2002), realizado pelo cineasta Carlos Adriano, tornou-se conhecido como “o Papa da Pulp”.
É oportuno destacar que R. F. Lucchetti foi um dos poucos autores brasileiros a escrever histórias essencialmente pulp. E devemos lembrar que pulp não é um gênero literário. É, sim, um tipo de publicação. Ou seja, é uma revista com inúmeras ilustrações e cujas histórias têm a característica de a ação se sobrepujar o enredo.
Esse é o mundo fantástico de R. F. Lucchetti.